Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Manipulação Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Manipulação Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico
 
 

 

É comum vermos estampados em faichadas e em artigos relacionados a saude o símbolo da profissão farmacêutica. Ele consiste em uma taça com uma serpente enrolada.

Em primeiro momento parece algo bem perigoso. Mas sua origem é antiga e tem influência da mitologia grega.

Resumidamente a taça simboliza a cura e a serpente o poder. Ou seja, os farmacêuticos através de seus estudos e fórmulas criadas têm o poder de ajudar na cura das pessoas.

Boticário era a denominação mais antiga para os farmacêuticos. Com o tempo o nome foi perdendo popularidade.

No ano de 1916, especificadamente em 20 de janeiro que foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (A.B.F), no Rio de Janeiro.

Por esse motivo alguns farmacêuticos sempre se reuniam para uma confraternização até que o Dr. Otto Cezar Granado, com a aprovação dos demais colegas de profissão, resolveu oficializá-la como o Dia do Farmacêutico.

Rodolpho Albino Dias da Silva

Em São Paulo, alguns profissionais deram a idéia de passar o dia do farmacêutico para o dia do nascimento de Rodolfo Albino, que na verdade se chamava Rodolpho Albino Dias da Silva, farmacêutico e militar brasileiro, que nasceu em Cantagalo no dia 05 de agosto de 1889 e faleceu no ano de 1931. Ele foi um dos fundadores e presidiu a Associação Brasileira de Farmacêuticos em 1916.

Outros porém, sugeriam que a data fosse passda para a data de fundação da primeira faculdade de farmácia no Brasil.

A primeira faculdade de farmácia no Brasil foi criada quando Dom João chegou ao Brasil em 1832, era ela a Faculdade de Farmácia no Rio de Janeiro associada à Faculdade de Medicina e Cirurgia, foi o início das ciências médicas no país.

Mas não houve mudanças quanto a data de comemoração do sai do farmacêutico continuando a ser em 20 de janeiro

Bibliografia virtual
Farmacêutico on-line: http://www.portalfarmaceuticon.com/farmaceutico/carreira/
Arquivo disponível em 10/10/2008.

Instituto virtual de Fármacos: http://www.ivfrj.ccsdecania.ufrj.br/biografias/rodolpho.html
Arquivo disponível em 10/10/2008.

Portal fator Brasil: http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=8703
Arquivo disponível em 10/10/2008.

 

 

 
 
 <<  < 11/2017 >   >>
STQQSSD
1234
567891011
12131415161718
19
202122232425
2627282930
 
 
© 2006-2017 - Farmácia Farmalar - Todos os direitos reservados. Ingegno Design
Produtos Informações Convênios Ofertas Especiais Beleza e Saúde Pergunte ao Farmacêutico